Quais as 4 especialidades de advogados mais procurados no mercado?

Identificar um nicho certo é o primeiro passo para obter sucesso e se tornar referência em qualquer negócio. Em um mercado com mais de um milhão de inscritos na OAB, saber quais as especialidades de advogados mais procuradas pode ser a diferença entre um negócio rentável e a possível falência.

Afinal, apenas ao conhecer a demanda do seu público você pode entregar uma oferta adequada às suas expectativas e construir uma imagem de autoridade dentro do segmento.

Seja um correspondente jurídico Adlogados

Para que você encontre um nicho lucrativo no mercado do Direito, apresentaremos, no decorrer do presente artigo, 4 áreas que estão em alta no ano de 2018. Aproveite a leitura.

Especialidades de advogados mais procuradas

Apesar da dinamicidade da sociedade, algumas mudanças jurídicas, econômicas e comportamentais indicam que vão perdurar. Assim, gera-se uma grande demanda por profissionais do Direito que saibam se posicionar.

Esse é o caso de todas as 4 áreas que destacamos nas próximas linhas.

1. Direito Tributário

A complexidade tributária brasileira é uma das maiores reclamações de qualquer empresário, seja ele pequeno ou grande. Da mesma forma, encontrar escritórios e advogados capazes de traduzir toda a literatura jurídica da área e aplicar no negócio não é algo simples.

O mercado busca profissionais que sejam especialistas nas leis de tributação e possam orientar empresas e pessoas de grande capital a reduzirem ao máximo seus passivos fiscais sem correr riscos jurídicos.

Mesmo startups — empresas pequenas e inovadoras, com grande potencial de crescimento — buscam profissionais com esse perfil, pois a regularidade fiscal é o principal item analisado por investidores e fundos de investimento.

2. Direito do Trabalho

Assim como no caso dos tributos, outro texto complexo do ordenamento legal nacional é a CLT, com mais de 900 artigos. Além dela, o empresário tem que entender todas as diversas leis esparsas e mais de 1000 jurisprudências.

Soma-se a isso a dinamicidade da área e a Reforma Trabalhista de 2017. As mudanças podem até beneficiar o empresário, mas, para entendê-las e identificar oportunidades de melhorar o ambiente e a produtividade da empresa, é preciso um bom advogado.

Tudo isso leva a demanda por advogados especialistas em Direito do Trabalho às alturas.

3. Direito Previdenciário

Outro segmento do Direito que teve um aumento de buscas em função das reformas foi a área previdenciária.

As questões envolvendo o pagamento das aposentadorias e outros benefícios se tornaram mais complexas, e mais idosos e pessoas inaptas para o trabalho recorrerem a um advogado antes de solicitar uma benesse no INSS.

4. Compliance

Essa área, apesar de ser menos conhecida pela maioria dos advogados e do público, ganhou força nos últimos anos, afinal, difícil pensar em um tema mais recorrente no noticiário e nas conversas do cotidiano que corrupção.

O Compliance, termo que deriva da expressão to comply with — agir de acordo com —, visa promover o combate à corrupção dentro das organizações.

Isso se tornou uma demanda mais recorrente após as condenações de diversos empresários nos processos do Petrolão e Lava Jato e da promulgação da Lei de combate à corrupção, que ampliou a responsabilidades das organizações privadas.

Por isso, existe uma grande procura por profissionais capazes de implantar uma cultura e procedimentos de combate à corrupção.

Gostou das dicas? Uma das melhores formas de começar a atuar nas especialidades de advogado mais procuradas é trabalhando como correspondente jurídico. Veja em nosso artigo como é atuar nesta área.

Este artigo foi escrito por Adlogados