Onde e como encontrar advogados online?

Imagine a seguinte situação: Pedro é dono de uma startup há apenas 4 anos. O negócio caminha bem, segue dando lucro e chama a atenção de potenciais investidores. Em um momento inesperado, chega em suas mãos uma intimação do Tribunal do Trabalho: Pedro precisar se defender em processo e não está preparado para a situação. Porém, em poucos minutos, inicia uma busca para encontrar advogados online.

A história é apenas ficção, mas Pedro reflete o comportamento de milhares de consumidores que recorrem à internet antes de comprar um produto ou contratar um serviço. Prova disso é que, segundo a Retailing Today, 81% das pessoas pesquisa antes de fazer uma grande compra. Com advogados, isso não é diferente.

Seja um correspondente jurídico Adlogados

No decorrer do presente artigo, apresentaremos como procurar um advogado pela internet e de que maneira posicionar seu escritório para que este seja encontrado por quem busca resolver um problema jurídico online. Continue a leitura!

Como encontrar advogados online?

A forma tradicional de se buscar por um consultor jurídico consiste em solicitar aos amigos e familiares que já estiveram envolvidos com algum litígio recomendações de profissionais. Dessa forma, tem-se um motivo a mais para confiar no profissional, afinal, alguém conhecido afirmou que ele é competente.

Na web, esse aval não é tão claro, mas existem alguns passos para potencializar a eficácia dessa busca:

  • faça uma pesquisa específica no Google. Por exemplo, ao procurar por “processo de separação de bens”, você encontrará profissionais mais especializados que se procurar por “advogado em Belo Horizonte”;
  • verifique se o escritório encontrado de fato atua nessa área e se ele produz conteúdo sobre o tema do qual você necessita;
  • valide a competência da empresa jurídica por meio das avaliações no Facebook e do Reclame Aqui.

Contudo, existe uma forma mais eficiente para buscar advogados e, assim, encontrar profissionais mais especializados e competentes para auxiliar em um processo judicial.

O que são as plataformas online de advogados?

As plataformas online nada mais são do que uma ferramenta de conexão entre os profissionais capacitados para realizar um serviço e o público que precisa da solução para um problema.

Pense, por exemplo, no caso da Uber. Existe um motorista com um carro disponível próximo e um usuário que precisa ir a algum lugar. Após escrever as informações essenciais relacionadas à corrida — local de partida, destino, forma de pagamento —, a Uber conecta a pessoa ao motorista e, junto a ele, adequa-se as mudanças necessárias na viagem.

É justamente assim que funcionam as ferramentas online para encontrar um advogado. Inserem-se as informações essenciais do seu processo e a empresa as encaminha para um advogado competente cadastrado no banco de dados.

A Adlogados é uma dessas ferramentas. Ao realizar sua busca na plataforma, há a vantagem de escrever detalhes do problema jurídico e garantir que apenas advogados especialistas tenham acesso. Em seguida, a própria plataforma seleciona o melhor profissional e o conecta a você, ampliando e muito as chances de sucesso.

Mas as vantagens em se utilizar uma plataforma online não se encerram na especialidade do profissional. Com a Adlogados, podemos visualizar o currículo do advogado que se pretende contratar, os serviços que ele se considera capacitado a prestar, bem como as avaliações de clientes, pessoas e empresas que já foram atendidas por esse profissional.

No diretório de correspondentes, é possível buscar os profissionais disponíveis na sua cidade e filtrar os resultados, conforme os seguintes itens:

  • nível de formação;
  • especialidade;
  • registro na OAB;
  • certificado digital;
  • gênero;
  • com artigos publicados;
  • com foto;
  • com palavras-chave específicas no perfil ou currículo.

Os filtros permitem refinar a busca de acordo com a sua demanda e encontrar o correspondente jurídico mais preparado para atuar em seu processo.

Gostou das recomendações para encontrar advogados online? Existem milhares de profissionais capacitados para trabalhar com seus processos. Se você possui um escritório e quer se juntar a essa rede, fale com a Adlogados.

Este artigo foi escrito por Adlogados