Como o advogado pode fidelizar seus clientes? Aprenda com 4 dicas

O advogado que busca sucesso na carreira precisa fidelizar clientes para que eles retornem ao escritório em novas oportunidades e recomendem os serviços para os amigos.

Essa é uma tarefa que exige esforço por parte do advogado e de toda a sua equipe, visando prestar serviços de qualidade e conquistar o cliente com o atendimento. Mas como fazer isso corretamente?

Seja um correspondente jurídico Adlogados

Para esclarecer essa dúvida, preparamos o presente artigo com 4 dicas para fidelizar os clientes na advocacia. Continue a leitura!

1. Construir bons relacionamentos com clientes

A primeira dica para fidelizar clientes em qualquer negócio é o bom relacionamento, fundamental para todas as áreas de atuação e, especialmente, para a advocacia. Quando o cliente procura o advogado, geralmente está passando por um problema difícil, que pode causar ansiedade até a resolução.

Portanto, deixá-lo calmo, oferecer um bom atendimento e empatia é fundamental para criar confiança. O cliente se sentirá mais confortável com o profissional e ficará à vontade para contatá-lo mais vezes, trazendo outras causas e, também, indicando o serviço para familiares e conhecidos.

Sem um bom relacionamento, dificilmente o cliente retornará com outras causas: em novas oportunidades, ele buscará outro profissional que o atenda melhor e inspire mais confiança.

2. Ter uma boa equipe

Um ponto que influencia muito no relacionamento com o cliente e, consequentemente, na fidelização, é a equipe do escritório, incluindo os secretários, estagiários e todos os profissionais que possam ter contato com a pessoa atendida.

Todos devem trabalhar com foco em criar uma boa relação com todos os clientes, tratando-os com respeito e se mostrando disponíveis para ajudar ao máximo, mesmo quando o advogado responsável pelo processo não está presente.

É importante lembrar que quando secretários ou estagiários não oferecem um bom apoio ou pecam no atendimento, o cliente pode se sentir desprezado, abalando a sua confiança nos serviços prestados.

Assim, com toda a equipe preparada e focada em criar um bom relacionamento, fica mais fácil fidelizar clientes, demonstrando que outros colaboradores do escritório também podem atendê-lo e prestar qualquer auxílio.

3. Investir em conforto no escritório

Outro ponto que pode passar despercebido no momento quando se pensa na fidelização de clientes é o conforto oferecido pelo escritório. Muitas vezes, o cliente precisa esperar pelo atendimento, mesmo que horário seja agendado, devido às situações urgentes.

Nesse momento, além do bom atendimento, é preciso oferecer conforto para que ele se sinta bem enquanto aguarda. Portanto, verifique as acomodações e confirme que os móveis escolhidos são adequados. Uma boa ideia é ter uma televisão na recepção, assim, as pessoas conseguem se distrair durante a espera.

Lembre-se também de manter alguns jornais ou revistas sempre disponíveis para leitura. Outra dica é deixar sempre água à disposição e, se possível, um café ou chá. Todos esses cuidados ajudam a criar uma boa imagem para o escritório.

Esse fato reflete na fidelização porque o cliente se sentirá acolhido, demonstrando que o escritório se preocupou em não deixá-lo desconfortável enquanto espera, facilitando o retorno para outras consultas.

4. Conhecer o cliente

Outra dica importante para fidelizar clientes é conhecê-los. Não preste atenção somente no caso que eles trazem para solução, mas também valorize as opiniões e sugestões, procurando sempre oferecer um serviço especializado.

O advogado precisa usar uma linguagem adequada para que a pessoa entenda as informações que estão sendo repassadas sobre a situação. Para isso, é possível adequar o atendimento considerando a escolaridade, a faixa de renda, a idade e a localidade onde o cliente reside; mas lembre-se de nunca menosprezar a pessoa.

É essencial garantir uma assessoria jurídica que seja acessível para todos, mesmo que o advogado não tenha como resolver o problema, sempre explicando tudo que for importante de uma forma que o cliente compreenda e se sinta seguro com o serviço.

Aplicando essas dicas no seu escritório será mais fácil fidelizar clientes. Esses cuidados farão com que eles saiam satisfeitos e lembrem-se dos seus serviços em outras oportunidades, retornando com outros casos e indicando para os amigos.

Este artigo foi útil para você? Então compartilhe-o nas redes sociais para ajudar seus amigos a entenderem mais sobre o assunto!

Este artigo foi escrito por Adlogados