Aprenda como captar novos clientes de advocacia

Para manter a saúde financeira e cumprir sua função social, todo negócio precisa captar um novo público em algum momento. Por si só, essa não é uma tarefa simples, mas se torna ainda mais complexa no Direito, com as limitações do código de ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para captar clientes de advocacia.

Muitos profissionais da área pensam, inclusive, que a divulgação dos serviços jurídicos é proibida pela Ordem. Trata-se, porém, de um engano.

Seja um correspondente jurídico Adlogados

No decorrer do presente artigo, vamos apresentar as proibições da OAB, as melhores práticas de marketing jurídico e uma opção de ferramenta para você começar a anunciar seus serviços. Então, siga com a leitura e descubra como encontrar novos clientes para seu escritório.

Quais são as práticas de publicidade proibidas pela OAB?

Como deixamos claro na introdução deste blogpost, o Código de Ética e Disciplina da OAB não veda a publicidade, apenas limita as ações do advogado, preservando o exercício da profissão:

Capítulo IV “Da Publicidade”. Art. 28. O advogado pode anunciar os seus serviços profissionais, individual ou coletivamente, com discrição e moderação, para finalidade exclusivamente informativa, vedada a divulgação em conjunto com outra atividade.

Para garantir isso, a Ordem proíbe que os materiais publicitários dos advogados apresentem os seguintes atributos:

  • divulgação em TV ou rádio: ainda que o conteúdo seja informativo e instrutivo, não pode ser divulgado por um advogado em rádio ou televisão;
  • honorários fixados: não é permitido que os profissionais do Direito exponham o valor dos seus serviços nas peças de comunicação. Essa proibição visa preservar a profissão da mercantilização;
  • linguagem conativa: os advogados também não podem fazer uso de chamadas comerciais (como “faça sua cotação” ou “compre agora”, tão comuns na publicidade em geral).

Como captar clientes de advocacia?

Com todas essas vedações, você deve estar se perguntando: “o que fazer para conquistar mais clientes”? É exatamente isso o que respondemos nas próximas linhas.

Produza conteúdo de qualidade

Como descrito no Código de Ética, a publicidade do advogado deve ser informativa. Nada melhor do que produzir conteúdos para informar o público e divulgar seu escritório.

Pense nas principais dúvidas do seu cliente, como: “de que forma recorrer de uma multa” ou “o que é preciso para solicitar a aposentadoria especial”. A partir dessas questões, crie textos e vídeos que possam respondê-las.

Firme parcerias com empresas e associações

Seu escritório também pode firmar parcerias para oferecer conteúdos e divulgar seus serviços em grandes empresas ou associações. Considere dar uma palestra na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da sua cidade sobre como se adaptar à Reforma Trabalhista, por exemplo.

Use uma plataforma online de advogados

Por fim, você também deve disponibilizar os serviços de consultoria e representação jurídica em uma plataforma online de advogados. Trata-se de uma espécie de Uber de advogados, que recebe milhares de clientes em busca de alguém que possa ajudá-los com problemas jurídicos.

A Adlogados, por exemplo, conta com milhares de profissionais do Direito cadastrados. Para fazer parte dessa rede e ficar visível aos potenciais clientes, basta cadastrar seu escritório gratuitamente.

Nosso conteúdo foi útil para você? Para saber mais sobre como aproveitar todo o potencial das plataformas online ao captar clientes de advocacia, entre em contato conosco.

 

Este artigo foi escrito por Adlogados