7 dicas de livros para advogados

O Direito é uma área de atuação que exige do profissional uma contínua aquisição de conhecimento. Os anos de faculdade e pós-graduação contribuem para uma formação sólida, mas o mercado de trabalho exige que o advogado vá além. É preciso estudar assuntos da sua área, casos que tiverem sob sua responsabilidade e temas interdisciplinares como finanças, administração, análise econômica, negociação e marketing. Isso irá conferir um diferencial para que ele se destaque no mercado.

Para avançar na carreira, conquistar uma cartela maior de clientes e consequente renda expressiva, o advogado precisa expandir sua atuação profissional e, concomitantemente, seus saberes. Neste artigo, iremos elencar 7 livros de direito que todo advogado deveria ler para ter sucesso em sua carreira. Confira.

Seja um correspondente jurídico Adlogados

1. A Era do Business Jurídico

O setor jurídico vive uma verdadeira revolução devido aos avanços tecnológicos, principalmente dos meios de comunicação. Um escritório advocacia e advogados autônomos precisam investir em marketing para prosperar e conquistar novos clientes. Henry Ford, empreendedor americano e fundador da Ford Motor Company é o autor da famosa frase: “Se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda”.

Na era das mídias sócias, da comunicação digital e de marketing de conteúdo é preciso se atualizar para acompanhar as tendências. Este livro de Ari Lima, ensina os passos importantes para se fazer um bom marketing jurídico. O autor traz também conceitos valiosos sobre gestão, estratégia de negócios, administração de um escritório e da carreira. O livro vai além dos conceitos jurídicos e traz conhecimentos interdisciplinares importantes para o advogado.

2. Finanças para Empreendedores e Profissionais Não Financeiros

O controle financeiro é aspecto vital para a prosperidade de qualquer empresa ou profissional autônomo. No ramo profissional do Direito isto não é diferente. O advogado precisa manter sua sustentabilidade financeira e/ou do escritório que possui. Contudo, as finanças podem sofrer desequilíbrio caso não sejam controladas e conduzidas da maneira correta. Por isso, o conhecimento financeiro é muito importante de ser adquirido, como forma de garantir a perpetuidade do seu negócio.

O livro de Rafael Paschoarelli e Gustavo Cerbas ensinará como interpretar dados financeiros e contábeis e explicará a importância disso para os negócios. Esses conhecimentos ajudarão a entender como estão os negócios para que sejam traçadas estratégias para melhorá-lo e fazê-lo crescer.

3. A Estratégia do Oceano Azul

A concorrência é sempre um grande desafio para qualquer empresa. Para conquistar clientes e prosperar é preciso ter um diferencial, caso contrário fica difícil conquistar o mercado. Segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) são mais de 750 mil advogados exercendo a profissão no Brasil.

O livro de Chan Kim e Renné Mauborgne, representantes da renomada escola de Business The Blue Ocean Strategy Institute, é um clássico que merece ser lido e estudado. Os autores criaram uma nova forma de pensamentos para guiar empreendedores de todos os setores na adoção de estratégias de negócio. Eles consideram que para obter o sucesso, é preciso encontrar um novo nicho de mercado, chamado de oceano azul, e ter produtos ou serviços altamente diferenciados e de qualidade para afastar a concorrência.

O Livro cita exemplos de famosos empreendimentos como o Cirque Du Soleil, que reinventou o conceito de circo e criou uma marca única no ramo e o Starbucks, cafeteria famosa em todo o mundo que é altamente reconhecida por sua qualidade e pela fidelidade dos clientes. A obra ensina sobre a técnica e como aplicá-la para ter sucesso.

4. Gestão para advogados

Definir estratégias de um negócio e o mercado de atuação farão toda a diferença para que um escritório de advocacia ou um profissional autônomo prospere. Tais aspectos fazem parte dos fundamentos de gestão, esse conhecimento ajudará o advogado a conduzir sua empresa e/ou sua a carreira, alcançando seus objetivos e obtendo bons resultados. Esse livro de Luiz Fernando Rabelo Chacon explica muito bem conceitos, métodos e a aplicação da gestão para advogados.

5. Business Model Generation – Inovação em Modelo de Negócios.

Inovar em um mercado é uma forma eficiente de atrair novos cliente e se destacar. Num mercado extremamente competitivo, como o de direito, é preciso achar nichos que permitem que os negócios prosperem.

O livro de Alexander Osterwalder, em conjunto com outros autores, complementa a ideia do “oceano azul”, trazendo ideias visionárias para pessoas que desejam conduzir a carreira e ou a empresa de uma forma inovadora e compatível com as tendências futuras. O Business Model Generation é uma metodologia de desenvolvimento de negócios fácil e eficiente.  Ajudará o advogado a conquistar mercados inexplorados e a adquirir sustentabilidade a longo prazo.

6. Como fazer amigos e influenciar pessoas

O poder de persuasão é uma habilidade muito necessária e importante para os advogados. É preciso falar com firmeza os argumentos para convencer as pessoas chaves em um processo.  Isso fará toda a diferença para que o advogado ou escritório tenha um bom índice de casos concluídos a favor de seus clientes.

O livro de Dale Carnegie é utilizado por profissionais de várias áreas e os conhecimentos que ele traz são muito necessários na advocacia. O autor explica como se relacionar com pessoas na vida pessoal e profissional, como conduzir bem os relacionamentos e como alcançar as metas e objetivos de vida. Num trecho do livro ele diz que: “Quando tratamos com pessoas, lembremos-nos sempre que não estamos tratando com criaturas de lógica. Estamos tratando com criaturas emotivas, criaturas suscetíveis às observações norteadas pelo orgulho e pela vaidade”. A obra traz ainda técnicas de persuasão e estratégias para desenvolver uma boa liderança. 

7. O Poder do Hábito

A rotina das pessoas na atualidade tende a ser cada vez mais agitada e compromissada. Quem deseja construir uma carreira sólida precisa se dedicar e trabalhar com afinco. Contudo, muitas vezes, isso exige que o profissional abra mão de algo na vida. Assim, o tempo para os filhos, para a família e para o casamento costumam a ser consumidos pelas obrigações do trabalho.

O livro do jornalista investigativo do New York Times, Charles Duhigg, reúne uma série de “cases” que provam que hábitos negativos impedem as pessoas de conquistarem seus objetivos e isso gera frustração e desânimo, enquanto hábitos positivos deixam a vida pessoal e profissional mais alegre e ajudam a alcançar sonhos.

Conclusão

Fazer boas leituras é essencial para que o advogado expanda seus conhecimentos. Aprender sobre assuntos como finanças, estratégia, gestão, ações de marketing, persuasão e estilo de vida ajudarão a conduzir a carreira, a conquistar objetivos profissionais e pessoais, a se tornar renomado e reconhecido no meio jurídico.

Gostou das dicas de livros? Quer partilhar sua opinião? Escreva para o ADLOGADOS nos comentários. Aproveite e se inscreva no nosso blog e receba informações preciosas do universo da advocacia em seu e-mail.

Este artigo foi escrito por Adlogados