5 diferenciais de um escritório de advocacia bem-sucedido

Ao abrir e manter um escritório de advocacia, é comum que os advogados se perguntem o que podem fazer para que o negócio se expanda e tenha mais sucesso.

Existem algumas práticas dos escritórios de sucesso que podem — e devem — ser aplicadas por aqueles que buscam destaque no mercado.

Seja um correspondente jurídico Adlogados

Se você quer saber quais são essas iniciativas, acompanhe o presente artigo e conheça os cinco diferenciais de um escritório de advocacia bem-sucedido. Confira!

1. Certificações internacionais

Um dos principais diferenciais de um escritório bem-sucedido é possuir certificações internacionais, que demonstram para o cliente o zelo dos advogados pela atualização e especialização de seus conhecimentos.

Quem cursa, ou já se formou em uma faculdade no exterior, traz destaque profissional para o escritório, podendo atender em áreas menos exploradas e questões internacionais, garantindo ao cliente um atendimento amplo e especializado.

Além disso, há também certificados, como o ISO 9001 (conjunto de normas que ajudam a manter a organização, produtividade e credibilidade), que demonstram para o público a boa gestão e organização do escritório.

2. Resiliência organizacional

Resiliência é uma palavra que vem sendo muito utilizada como um definidor de certas organizações. No geral, ela se refere à capacidade que alguns corpos têm de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação.

No mundo dos negócios, esse termo é usado figurativamente para definir a qualidade de um empreendimento de não se abalar após sofrer um revés ou uma situação estressante, mantendo as suas qualidades e características.

Assim, um dos diferenciais para alcançar o sucesso é ter uma gestão que consiga manter a sua excelência e boa administração, mesmo após apresentarem resultados negativos ou situações que tenham abalado os negócios.

3. Proatividade

Os clientes que procuram um escritório de advocacia geralmente estão passando por uma situação difícil e que, muita vezes, causam grandes transtornos. Em momentos assim, é fundamental que o advogado se mantenha proativo e demonstre ao cliente que o escritório fará o possível para ajudá-lo.

Essa postura deve ser mantida não somente na hora da consulta, mas também no decorrer do processo. Esse comportamento deverá envolver todos os acordos com as partes adversas, conversas com o setor público e, especialmente, nas reuniões com o cliente.

A proatividade é um ponto que muitas vezes passa despercebido, mas que conta muito na fidelização do cliente e no sucesso do escritório.

4. Profissionalismo

Ser profissional é agir com ética e oferecer qualidade nos serviços.

Muitos advogados, principalmente em início de carreira, cometem o erro de oferecer falsas esperanças, com o intuito de conseguir uma contratação.

A longo prazo, isso poderá manchar o nome do escritório, deixando-o conhecido por não atingir os resultados prometidos ou cumprir com o acordado.

Para evitar que isso aconteça, é preciso sempre explicar a real situação aos clientes: quais as chances de sucesso do processo e o que poderá ser feito nos casos negativos. Esse tipo de conduta aumenta a confiança do cliente e a credibilidade do escritório.

É muito importante que o advogado também se mostre disponível para esclarecer dúvidas a respeito dos andamentos e procedimentos processuais, sem mentir ou omitir informações.

5. Contratação de advogados correspondentes

Escritórios de sucesso não podem negar atendimento ou causas em função da distância entre a sede e o local de prestação de serviços.

Para garantir que isso não aconteça, o ideal é optar pela contratação de advogados correspondentes para realizar atos específicos em outras localidades, como audiências ou protocolos.

Ter esse tipo de serviço no escritório amplia as oportunidades e promove a captação de clientes em outros lugares.

É possível também ter um setor específico para essa finalidade. Esse investimento aumentará a rede de contatos nacional, promoverá a troca de experiência e o rendimento da organização.

Ao colocar em prática esses cinco diferenciais de um escritório de advocacia, você verá que é possível aumentar a sua visibilidade e reputação, se aproximando cada vez mais dos clientes e contribuindo para o crescimento do negócio.

Se você achou o presente post válido para o desenvolvimento do seu trabalho, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais e de auxiliar outros colegas de profissão!

Este artigo foi escrito por Adlogados